Por que um programa de intercâmbio é considerado caro?
Neste post revelamos os motivos pelos quais um intercâmbio pode ter valores altos e também como é possível estudar no exterior fazendo uma programação antecipada ao escolher a modalidade certa para você.
Patrícia Aguiar
10/15/20252 min read
Muito se fala sobre o alto custo dos intercâmbios, mas isso se deve à soma de diversos fatores: matrícula (tuition), hospedagem, alimentação, seguro-saúde, despesas pessoais, transporte, visto e outros gastos. Além disso, elementos como a taxa de câmbio, impostos locais e o padrão de vida do país escolhido impactam diretamente no valor final do investimento.
Esse cenário faz muitas pessoas descartarem a possibilidade de estudar no exterior, por acharem que é algo inviável.
No entanto, o fator que mais influi no custo de um intercâmbio é o tempo de permanência e o tipo de programa escolhido: cursos universitários tradicionais, especialmente em instituições renomadas dos EUA, como Harvard ou Stanford, podem ultrapassar dezenas de milhares de reais por ano.
Para esses casos, além da questão financeira, é preciso ser aceito, o que exige preparação prévia, fluência em inglês comprovada por provas como TOEFL ou IELTS, resultados em exames como SAT ou ACT, cartas de recomendação, atividades extracurriculares relevantes e uma candidatura diferenciada, incluindo redações e possível entrevista. Para bolsas de estudo, o processo é ainda mais competitivo.
Entretanto, nem todo mundo tem o interesse específico de um programa universitário no exterior. Algumas pessoas desejam apenas aprimorar o idioma, viajar, fazer amigos internacionais e realizar cursos livres lá fora, com foco em experiências e socialização internacional.
Para esse perfil, há também programas voltados para o aprimoramento de idiomas, viagens culturais ou cursos livres com opções de curta e média duração que possibilitam vivenciar todas as vantagens do intercâmbio — incluindo aulas, convivência em casa de família, passeios e contatos sociais — por um custo comparável ao de uma viagem de férias regular.
Por exemplo, na Inglaterra, um intercâmbio de idiomas no estilo Summer Programme de 2 semanas pode girar em torno de 150 libras esterlinas por dia com matrícula, hospedagem e alimentação incluídas.
Programas mais extensos elevam o investimento, mas podem ser adaptados conforme o orçamento disponível.
Com planejamento, escolha adequada do programa e tipo de acomodação, é possível encontrar uma opção que se enquadre na sua realidade financeira e no que você espera viver durante o intercâmbio.
Garanta sua vaga agendando consultoria gratuita e sem compromisso
© 2025. All rights reserved. Learning Tour
